Conheça a IPA mais democrática do Brasil
A IPA, ou India Pale Ale, é um estilo de cerveja criado na Inglaterra no século XVIII. Ela possui um aroma marcante e um amargor característico e segundo as histórias, a bebida surgiu da adição de mais lúpulo e teor alcóolico em cervejas Vale Ale e Porter, que eram exportadas para a Índia e, por isso, precisavam de mais tempo de conservação.
Alguns dos principais subestilos de IPA são:
- American IPA
- English IPA
- Imperial IPA
- Black IPA
- Session IPA
- New England IPA
Apesar da variedade, todos têm uma característica fundamental em comum: são altamente lupuladas. A IPA é a cerveja perfeita para quem gosta de uma dose a mais de amargor, com propriedades refrescantes e aromáticas!
A IPA Serras Gerais é feita com lúpulos e maltes de qualidade. Abaixo, você conhecerá melhor os componentes da nossa amada IPA.
Os lúpulos são os responsáveis por trazer sabor e amargor à bebida e as escolhas para compor a IPA Serras foram:
Hallertau Magnum: dá o amargor de base, tem sabor limpo e é levemente cítrico.
Citra: traz a presença de frutas cítricas, como o limão.
Cascade: com sabor de média intensidade, esse lúpulo apresenta aroma floral.
El Dorado: acrescenta notas de frutas tropicais à cerveja.
Amarillo: uma variedade rara, é um excelente lúpulo que apresenta muito aroma, lembrando principalmente o maracujá.
IBU
A IPA Serras Gerais tem um IBU (International Bitterness Units) de graduação 25. Essa é uma medida que define a intensidade de amargor das cervejas.
O malte é a base da cerveja e seus estilos definem a cor e o corpo da bebida. A nossa IPA Serras Gerais é feita com os maltes:
Pilsen: base da IPA Serras Gerais, ele apresenta sabor adocicado com suaves notas de mel.
Vienna: dá a cor dourada e um corpo mais volumoso à cerveja.
Melanoidina: traz estabilidade ao sabor e ao corpo da nossa IPA, adicionando o tom âmbar à bebida e apresentando aromas de mel e biscoito.
A IPA Serras Gerais possui uma coloração que vai do amarelo dourado ao âmbar claro. Com 12 EBC (European Brewing Convention), convenção de medida criada para classificar a tonalidade da cerveja, nossa IPA é considerada uma cerveja clara.
Entre suas características estão, ainda, espuma cremosa e boa carbonatação, com corpo médio. Um belo exemplo de cerveja mais lupulada, com intensidade média e um ótimo drinkability. Traz o equilíbrio entre o dulçor do malte que remete ao mel e o amargor do lúpulo resinoso.
Essa cerveja possui aromas intensos de lúpulos cítricos e florais, que remetem à frutas amarelas e tropicais como manga, pêssego, damasco, melão, abacaxi e maracujá.
Melhore sua experiência com a IPA Serras Gerais
O copo ideal para apreciar a sua IPA Serras é o Pint. Quanto mais encorpada e aromática for uma cerveja, mais largo e bojudo é o copo. As bordas largas permitem maior volatilização dos aromas, como é o caso da cerveja IPA Serras Gerais.
A nossa IPA vai muito bem ao lado de uma picanha ou mignon assado, hambúrguer artesanal, queijo gorgonzola e cheddar, pizza de pepperoni e linguiça calabresa.