Eclética e Saborosa: Conheça a Witbier Serras
A Witbier Serras Gerais é uma cerveja de trigo leve, temperada com sementes de coentro e cascas de laranja. A soma desses ingredientes tornam a Witbier uma cerveja refrescante, ideal para ser consumida em locais de temperaturas mais quentes, como no Brasil.
Apesar de ser ótima para o clima tropical do país, as Witbiers começaram a ser produzidas por cervejarias brasileiras há pouco tempo. 2014 foi o ano marcado pelo maior número de lançamentos de rótulos desse estilo de cerveja em terras brasileiras
Onde surgiu a Witbier?
A Witbier foi criada no século XV, na cidade belga de Hoegaarden, onde era produzida em grande parte por monges que utilizavam o trigo como matéria-prima. Há registros que apontam que as cervejas de trigo eram bastante azedas na época, mas isso seria corrigido com um toque de cítrico.
A Witbier se tornou completa e leve com a adição de cascas de laranja e sementes de coentro, trazidos de Curaçau, outra colônia holandesa. Nesta época, o lúpulo não era usado na fabricação de cervejas pois ainda não havia sido descoberto.
Características da Witbier
Uma witbier tradicional é uma cerveja condimentada, cítrica e com muito aroma. Tem baixo teor alcoólico, o que a deixa mais leve. Além disso, é feita com trigo não maltado, malte de trigo e de cevada.
O trigo deixa a witbier mais clara do que outros estilos, num tom de amarelo-palha, e por não ser filtrada – assim como outras cervejas de trigo – acaba sendo mais turva, por causa da levedura. Esse residual de fermento é o que agrega mais sabor para esse estilo.
O sabor é leve e agradável. A cerveja é cítrica, com uma leve acidez e condimentadas. O lúpulo, assim como nas Weissbier, não é o foco do estilo: ele é adicionado apenas para contrabalancear o dulçor do malte (que não é usado em grandes quantidades aqui) com seu leve amargor, e deve passar despercebido.
Em seu aroma é possível perceber moderadamente o cítrico, similar ao miolo do pão, assim como o cítrico da laranja e o condimentado herbal da semente de coentro.
Esse estilo possui uma alta carbonatação, o que contribui para seu drinkability, que é altíssimo!
Harmonização
A harmonização de uma cerveja com os alimentos certos pode tornar sua experiência com a degustação do estilo muito mais agradável, marcante e única! Por isso é necessário escolhermos acompanhamentos que busquem o equilíbrio entre a intensidade da cerveja e do prato, para que nenhum se sobressaia.
As Witbiers têm um sabor suave, e por isso pratos fortes podem não ser a melhor escolha para acompanhá-las. Pensando nisso, frutos do mar, sushis e peixes como o linguado são ótimas escolhas! Pratos leves também funcionam bem com o estilo, como saladas (caesar salad é uma ótima!) e risotos. Queijos como o Brie e queijo de cabra também ficam ótimos.
Como um bom cervejeiro, você deve saber que o copo faz toda diferença no momento da degustação, por isso existem diversos tipos para as mais diferentes bebidas.
No caso da cerveja Witbier o copo recomendado é chamado Tumbler, que possui a boca estreita, ideal para essa bebida que tem baixa formação de espuma.
Este copo não possui hastes, possuindo a base plana e a boca com diâmetro maior ou igual a base. O Tumbler ficou muito conhecido como o copo tradicional da cerveja Hoegaarden, criada pelo belga Pierre Celis, responsável por reviver o estilo Witbier.